top of page

I MOLA - Mostra Latino-americana de Arte e Educação Ambiental

​

O Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental - EDEA é um evento promovido pelos/as discentes e docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. A edição de 2019 apresenta a temática "Raízes da Educação Ambiental em movimento: (re)existir em tempos de retrocesso" e será realizada nos dias 11, 12 e 13 novembro, nas dependências da FURG. O objetivo do evento é ser uma janela de discussão, em busca de abrir novas possibilidades dialógicas que poderão contribuir para o amadurecimento das reflexões sobre a práxis da Educação Ambiental.

Realizado há onze anos, o EDEA possui um histórico substancial em relação aos debates dentro do campo, promovendo reflexão acerca de diferentes epistemologias, possibilidades teórico-metodológicas e de integração entre pesquisadores/as e demais interessados/as que compõem a rede. Com o intuito de examinar como o humor gráfico e a Educação Ambiental estavam inseridos nos debates sociais e ambientais da atualidade, em sua IV edição realizada em 2012, o evento promoveu pela primeira vez a Mostra Internacional de Humor sobre Educação Ambiental. A qual recebeu inscrição de mais de cem cartunistas nacionais e internacionais.

    Em 2019, além de manter o circuito de artigos e resumos acadêmicos, a XI edição do EDEA contará com o lançamento da  1ª MOLA - Mostra Latinoamericana de Arte Sobre Educação Ambiental. A MOLA tem por objetivo, resgatar a divulgar trabalhos que expressem outras formas de linguagens, favorecendo a pluralização dos discursos sobre os campos da educação ambiental por meio das artes. Dessa forma 1ª MOLA, busca reunir trabalhos em fotografias, ilustrações e vídeos, que apresentem relação com os eixos temáticos do XI EDEA, tornando possível outras perspectivas dialógicas e seus espaços no ambiente acadêmico. Todavia, levando em consideração a própria natureza filosófica e epistemológica da Educação Ambiental, bem como a proposta do XI EDEA – orientado seu olhar as raízes, isto é as bases não só acadêmicas, mas sobretudo sociais que a sustentam e alimentam – os expositores não necessariamente devem estar ligados a academia, sendo o evento aberto a toda a sociedade e suas diversas perspectivas ambientais, críticas e artísticas, em um movimento que se pretende enriquecedor e acolhedor.

​

Passo à passo para inscrição no I MOLA:

​

​

 

 

 

 

 

 

EDITAL ATUALIZADO DISPONÍVEL ABAIXO:

​

​

​

​

​

​

​

RETIFICAÇÃO DO EDITAL:

​

​

​

​

​

​

​

AUTORIZAÇÃO PARA MENORES:

​

​

​

​

​

​

bottom of page