top of page

PARTICIPANTES DAS MESAS

miriam alves.jpg

Miriam Alves

Mesa 1: Estratégias Decoloniais e a Gaia: O desmonte das hegemonias Normativas 

Professora Adjunta do Curso de Psicologia da UFPel e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul da UFRGS. Mestre e doutora em Psicologia PUCRS. Foi coordenadora Estadual da Saúde da População Negra da Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul - SES/RS (2012-2014). Atualmente coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas ÉLÉÉKO - Agenciamentos Epistêmicos Antirracistas De(s)coloniais e é conselheira do Conselho Regional de Psicologia o RS.

daniela rosend.jpg

Daniela Rosendo

Mesa 1: Estratégias Decoloniais e a Gaia: O desmonte das hegemonias Normativas 

É doutora e Mestra em Filosofia (UFSC), e graduada em Direito (Univille). Com experiência no terceiro setor e na docência/coordenação no ensino superior, realiza atualmente um estágio pós-doutoral no Programa de Pós Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina e dedica-se ao desenvolvimento de um projeto de educação ecofeminista. Pesquisadora do Núcleo de Ética Prática (NuEP) da UFSC, do Laboratório de Ética Ambiental e Animal (LEA) da UFF e do Marginais: Grupo Interdisciplinar de Pesquisa sobre Minorias e Exclusões, da Universidade Federal do Oeste da Bahia. Autora da obra Sensível ao Cuidado: uma perspectiva ética ecofeminista e co/organizadora/co-autora da obra Ecofeminismos: fundamentos teóricos e práxis interseccionais.

ailton krenak.jpg

Ailton Krenak

Mesa 1: Estratégias Decoloniais e a Gaia: O desmonte das hegemonias Normativas 

Ativista do movimento sócio ambiental e de defesa soa direitos indígenas, organizou a Aliança dos Povos da floresta, que reúne comunidades ribeirinhas e indígenas na Amazônia. É comendador da ordem de mérito Cultural da Presidência da República e doutor honoris causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais.  O líder indígena acaba de lançar um novo livro pela Companhia das Letras. "O amanhã não está à venda". A publicação reúne reflexões de Krenak sobre a pandemia do novo coronavírus.

Maria_José_Honorato_Pacheco.jpg

Maria José Honorato Pacheco

Mesa 2: Desigualdade ambiental e pandemia: classe, raça e gênero em evidencia!

Maria José Honorato Pacheco - Assistente Social do Conselho Pastoral dos Pescadores e da Organização das Mulheres Negras – Mahin ; Especialista em  Direito dos Povos e Comunidade Tradicionais e Gênero de Desenvolvimento.

Pedro Hallal.jpg

Pedro Hallal

Mesa 2: Desigualdade ambiental e pandemia: classe, raça e gênero em evidencia!

Reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Possui graduação em Educação Física (2000), mestrado (2002) e doutorado (2005) em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas. Realizou estágio pós-doutoral no Instituto de Saúde da Criança da Universidade de Londres. Atua como docente associado da Universidade Federal de Pelotas no curso de graduação em Educação Física e nos programas de pós-graduação em Educação Física e Epidemiologia da UFPel. É um dos sócios fundadores e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde. Foi membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências entre 2008 e 2013. É bolsista de produtividade do CNPq.

Andréa Zhouri.jpg

Andréa Zhouri

Mesa 2: Desigualdade ambiental e pandemia: classe, raça e gênero em evidencia!

Profa. do Departamento de Antropologia e Arqueologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFMG. Coordenadora do Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais (GESTA-UFMG). Membro do Comitê Povos Tradicionais, Meio Ambiente e Grandes Projetos da Associação Brasileira de Antropologia (ABA).

Thyara Pataxó.jpg

Thyara Pataxó

Mesa 3: Formação de Educadores Ambientais e juventudes em diálogo com movimentos emergentes

Thyara Pataxó, 28 anos, mulher, mãe, liderança indígena da Aldeia Pataxó Novos Guerreiros, situada na cidade de Porto seguro-Bahia. Coordenadora do grupo de mulheres indígenas da Aldeia Pataxó Novos Guerreiros e segunda secretaria da Associação da Juventude Indígena Pataxó. Atualmente graduando o curso de Agroecologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, área na qual atuo constantemente e sou pesquisadora, atuo nas áreas de Agricultura tradicional, meio ambiente, cultura indígena, mulheres indígenas e antropologia. Sou conselheira da associação Indígena Novos Guerreiros- Assuhã.

Isabel Carvalho.jpg

Isabel Carvalho

Mesa 3: Formação de Educadores Ambientais e juventudes em diálogo com movimentos emergentes

Psicóloga (PUC-SP), Mestrado (FGV-RJ) e doutorado (UFRGS) em educação, e pós-doutorado em antropologia na UCSD (San Diego, EUA). Atualmente é professora visitante do PPG Educação da UNIFESP, pesquisadora produtividade do CNPq, pesquisadora do Laboratório de Antropologia da Religião – LAR da UNICAMP e do Laboratório de Estudos Avançados Multidisciplinares – LEAM, da UERGS. Tem trabalhado desde os anos 80 sobre temas relacionados a ambiente e sociedade, educação ambiental, epistemologias ecológicas. Mais recentemente tem se dedicado às relações entre ambiente, saúde e religião. Desde 2013 tem se dedicado também ao debate sobre a ética em pesquisa no Brasil.

Philippe Layrargues.jpg

Philippe Pomier Layrargues

Mesa 3: Formação de Educadores Ambientais e juventudes em diálogo com movimentos emergentes

É Professor Adjunto do curso de Gestão Ambiental da Universidade de Brasília e pesquisador do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2003).Tem experiência na área de Educação Ambiental, Ecologia Política e Filosofia da Natureza.

Michele Sato.jpg

Michele Sato

Mesa 4: Papel da pesquisa em educação ambiental no processo de pensar o novo mundo

É licenciada em Ciências Biológicas (São Paulo: 1982), mestre em Filosofia (Norwich: 1992), doutora em ciências (São Carlos: 1997), pós-doutorado em Educação (Canadá, 2007), pós-doutorado em educação (Espanha, 2014). É docente titular no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e pesquisadora do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA). Principais áreas de atuação: educação ambiental, artes, emergência climática, direitos humanos, migração climática e epistemologia popular. É coordenadora da Rede Internacional de Pesquisadores em Educação Ambiental e Justiça Climática (REAJA), envolvendo 5 países e 17 entidades.

Carlos Loureiro.jpg

Carlos Frederico B. Loureiro

Mesa 4: Papel da pesquisa em educação ambiental no processo de pensar o novo mundo

Possui licenciatura em Ciências Físicas e Biológicas - UFRJ (1989), bacharelado em ecologia - UFRJ (1988), mestrado em Educação - PUC Rio (1992) e doutorado em Serviço Social - UFRJ (2000). Atualmente é professor titular da faculdade de educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor do programa de pós-graduação em educação (PPGE) da UFRJ. Líder do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade (LIEAS/UFRJ). Coordenador da Linha de Pesquisa Estado, Trabalho-Educação, Movimentos Sociais do PPGE/UFRJ. Pesquisador do Núcleo de Estudos Latino-Americanos/Universidade Católica de Pelotas e do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Formação de Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Pesquisador 1C do CNPq. Autor de inúmeros livros e artigos em Educação Ambiental. Parecerista ad hoc de diversos periódicos, CNPq, Capes e fundações de amparo à pesquisa.

Perci Guzzo.jpg

Perci Guzzo

Mesa 4: Papel da pesquisa em educação ambiental no processo de pensar o novo mundo

Bacharelado em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Instituto de Biociências - Campus de Rio Claro, concluído em 1991. Mestrado em Geociências pela UNESP - Instituto de Geociências e Ciências Exatas - Campus de Rio Claro, concluído em 1999. Técnico de Nível Superior da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Ribeirão Preto (SP), concursado, com o cargo de Especialista em Ciências Ambientais, desde 1994. Seu mais recente livro, intitulado "Prefiro onde o verde prevalece", foi lançado em maio de 2018. Colunista do Jornal "Tribuna de Ribeirão" onde escreve quinzenalmente sobre Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Política.

bottom of page