top of page

Acompanhe a Previsão do Tempo

A comissão organizadora do VIII EDEA informa que as oficinas ocorrerão na manhã do dia 25/10, terça-feira. Cada participante escolherá a oficina de sua preferência e poderá participar sem custo adicional, basta dirigir-se até a sala em que acontecerá a oficina escolhida e inscrever-se com a equipe ministrante. Todas as oficinas acontecerão nas salas do CIDEC-Sul, no mesmo local em que acontecerão as outras atividades do EDEA. Os participantes das oficinas receberão certificação. A seguir, disponibilizamos o título das oficinas, a equipe ministrante e um pequeno resumo da proposta.

CONSTRUÇÃO DE UM DOMO GEODÉSICO

Por Samuel Autran Dourado e Fernanda Tomielo

A oficina para a construção de um Domo Geodésico em bambu tem como objetivo aprendermos a utilizar o bambu, matéria prima milenar, maleável, abundante na região e que não agride o meio ambiente. Para quem não está familiarizado com o termo, Cúpula Geodésica ou Domo consiste em estruturas que permitem a construção de grandes vãos livres com a menor quantidade de material possível e com índice de desperdício praticamente zero, além de não gerar resíduos que prejudicam o meio ambiente. Trata-se de uma estrutura arquitetônica utilizada pelas mais diversas civilizações desde a antiguidade. A utilização desse recurso pode ser atribuída à sua grande estabilidade e resistência mecânica. Cúpulas geodésicas ou domos geodésicos são estruturas cuja invenção é atribuída a Richard Buckminster Füller.

INTRODUÇÃO AO VEDANTA

Por Samuel Lopes Pinheiro

Em busca de outras epistemologias e ontologias para a composição da complexa rede humana, o Vedanta, sistema indiano de conhecimento, chamado de filosofia não-dual no Ocidente, será apresentado de forma introdutória nesta oficina. Como conhecimentos tão longevos temporalmente podem continuar a impulsionar questões filosóficas do ser humano de hoje? O trabalho desta oficina consiste em estudar sobre alguns dos conceitos do Vedanta como o da não-dualidade e articulá-los com questões éticas. Para isto, o estudo se dará de forma distinta do convencional, passando por momentos de reflexão, silêncio, diálogo e exercícios respiratórios de Yoga.

MULHERES, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O SAMBA COMO ENFRENTAMENTO POLÍTICO DAS MULHERES NEGRAS

Por Cilene Ortiz, Leila Salles, Maria Eduarda Lima e Mariana Neuwald.

A oficina proposta busca problematizar o papel das mulheres negras na sociedade e como se dá esse enfrentamento político, social e ambiental em diferentes momentos da história. Além disto, debater-se-á sobre a interlocução da temática com os estudos relacionados ao campo da Educação Ambiental.

O JOGO DA CARTA DA TERRA

Por Gisele Costa Fredo

O Jogo da Carta da Terra é um instrumento inovador de educação para a sustentabilidade. De maneira lúdica, estimula que os jogadores compartilhem suas experiências pessoais, protagonizem ações socioambientais, desfrutem de uma atmosfera cooperativa e vivam momentos de alegria e aprendizado. A metodologia foi criada pelo Instituto Harmonia na Terra, possibilitando que crianças, jovens e adultos joguem juntos e compartilhem seus saberes. O jogo também promove criações artísticas coletivas, reflexões críticas e atitudes sobre valores humanos fundamentais para a construção de um mundo mais justo e sustentável.

STOP MOTION, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FILOSOFIA 

Por Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia - GEECAF

O objetivo desta oficina é fazer uso da técnica stop motion como instrumento para construir situações que envolvem problemáticas ambientais vividas por nós na atualidade. Stop motion é uma técnica de animação onde as cenas são fotografadas quadro a quadro e, após uma série de fotos em sequência, são grupadas dando a ilusão de movimento. Alguns filmes bem conhecidos utilizam essa técnica, como por exemplo: A Noiva Cadáver, A Fuga das Galinhas, Coraline, entre outros. Nesta oficina, o eixo da discussão se dá pelo viés da Filosofia entendida como modo de vida e, assim, como possibilidade para pensarmos as formas como nos relacionamos com e no planeta. Nesta perspectiva, a intenção é que os grupos de participantes possam criar animações que narrem cenas envolvendo aspectos ambientais, as quais serão o ponto de partida para problematizarmos os saberes da Educação Ambiental a partir da Filosofia. Provocar nosso pensamento sobre as verdades que cotidianamente construímos a respeito da Educação Ambiental é o objetivo principal da atividade.

SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO EDUCATIVO ATRAVÉS DA PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL

Por Andreia da Costa Juliano, Ângela Adriane Schmidt Bersch e Eliane Lima Piske

Busca-se abordar concepções da prática psicomotriz educativa, pensando na formação teórica/pedagógica com interfaces e interlocuções com a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano e a Educação Ambiental e oportunizar aos participantes o conhecimento e a vivência da Psicomotricidade Relacional como estratégia pedagógica de intervenção, bem como sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem potencializando o desenvolvimento Bioecológico no microcontexto dos indivíduos.

bottom of page