top of page

CHAMADA PARA ENVIO DE TRABALHOS

No VIII Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental, serão aceitos artigos completos com apresentação oral resultantes de pesquisas de iniciação científica, graduação, pós-graduação, ou de iniciativas não formais ligadas à Educação Ambiental. Os artigos deverão ser resultantes de pesquisas concluídas ou com resultados parciais, pesquisas em andamento, revisões bibliográficas, ensaios teóricos e relatos de experiências. A submissão dos trabalhos, necessariamente, deverá estar de acordo com um dos eixos temáticos do evento, são eles: i) Abrangência de olhares e dispersão de lutas em Educação Ambiental; ii) Espaços consolidados e políticas de Educação Ambiental; iii) Perspectivas e utopias da Educação Ambiental.

Orientações para a submissão dos trabalhos:

- Será aceito apenas um trabalho por autor(a) na condição de autor(a) principal (que deverá fazer o envio do trabalho em local específico na plataforma sinsc) e não haverá limites para coautoria, porém há o limite máximo de cinco autores(as) por trabalho.

- Autor(a) e coautores(as) deverão estar inscritos no evento, inclusive será necessário informar o número de inscrição dos(as) co-autores(as) no momento de submissão do artigo completo.

 

- Os trabalhos aceitos serão apresentados em locais, datas e horários divulgados, oportunamente, pela comissão organizadora do evento na página oficial do evento. Serão aceitos trabalhos em português e espanhol.

- O trabalho deverá ter a forma de artigo, com problemática anunciada e desenvolvida, conclusões e referências.

- O julgamento dos trabalhos será guiado pelos critérios a seguir:

a) Relevância e pertinência do trabalho em sua interlocução com a Educação Ambiental;

b) Riqueza conceitual na formulação dos problemas;

c) Consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação.

O trabalho deverá conter um pequeno cabeçalho, logo acima do texto completo e do resumo, com os seguintes itens, apresentados, obrigatoriamente, na ordem abaixo:

a) Título do Trabalho;

b) Nome do Autor(a) – com nota de rodapé contendo titulação, instituição e e-mail;

c) Nome(s) do(s) coautor(es) – com nota de rodapé contendo titulação, instituição e e-mail;

d) Eixo temático;

e) Agência ou Instituição Financiadora (quando houver).

Obs.: O texto na íntegra deverá conter entre 8 e 12 páginas.

A formatação dos arquivos deverá seguir as seguintes orientações:

- Papel tamanho A4;

- Margem esquerda e superior com 3 cm;

- Margem direita e inferior com 2 cm;

- Fonte Times New Roman, tamanho 12 cm;

- Espaçamento entre linhas 1,5 cm;

- Alinhamento justificado;

- Título centralizado, em letras maiúsculas, fonte Times New Roman, tamanho 14;

- Resumo fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, seguido de 3 palavras-chave separadas por ponto. O resumo do trabalho deverá conter entre, no máximo, 15 linhas e, no mínimo, 10 linhas;

- Subtítulos alinhados à esquerda e em negrito, em maiúscula somente a primeira letra e as que forem necessárias, fonte Times New Roman, tamanho 12;

- Notas de rodapé ao final da página, fonte Times New Roman, tamanho 10.

Para fazer o download do Template, que serve de modelo para o arquivo a ser enviado, clique no ícone:

ATENÇÃO

- Os textos deverão estar com extensão em Word (.doc ou .docx);

Os artigos que deixarem de atender, parcial ou integralmente, a qualquer condição pré-estabelecida pelo comitê científico serão excluídos pela comissão;

- O material, se aceito para a apresentação e publicação, será utilizado em sua versão original;

- Os trabalhos serão cedidos sem custo ao evento, que poderá publicá-los com menção ao nome do respectivo autor(a) principal e coautores(as), no limite de 5 autores por trabalho. A aprovação pela Comissão Científica do evento implica cessão automática de direitos autorais;

- A revisão ortográfica e demais componentes do texto são de inteira responsabilidade dos(as) autores(as). Os trabalhos serão publicados exatamente como recebido pela Comissão Científica;

- Os trabalhos deverão ser enviados via plataforma SINSC, no seguinte endereço http://www.sinsc.furg.br/

- Dúvidas devem ser encaminhadas para o endereço eletrônico: edea.furg.inscricoes@gmail.com

- A submissão dos trabalhos será homologada mediante a confirmação do pagamento e recebimento dos textos, de acordo com as normas, pela Comissão de Inscrições via e-mail;

- Somente o(a) autor(a) principal do artigo deverá submeter os arquivos no local especificado na plataforma sinsc: serão dois arquivos distintos, um deles contendo a identificação dos autores e o segundo sem esta identificação. 

EIXOS TEMÁTICOS

Eixo temático 1 - Abrangência de olhares e dispersão de lutas em Educação Ambiental

Os trabalhos destinados ao eixo 1 são aqueles que discutem o campo da Educação Ambiental na tentativa de aprofundar os pontos de partida que fundamentam as múltiplas acepções que a questão ambiental abarca no cenário contemporâneo. Com isso, este eixo objetiva: assinalar as fortalezas e as fragilidades que a multiplicidade de enfoques corrobora; identificar se as bandeiras de lutas convergem ou divergem; descrever como elas têm sido organizadas.

Eixo temático 2 - Espaços consolidados e políticas de Educação Ambiental

O objetivo do eixo 2 é mapear a práxis da Educação Ambiental no Brasil e no mundo, seja em espaços institucionalizados ou não. Esse objetivo se desdobra nos seguintes itens: captar os discursos da Educação Ambiental que estão em voga; comparar o discurso com a prática a que se pretende; discutir sobre a questão do contexto escolar, enquanto um espaço político, no que tange ao modo como a escola tem sido tratada e, ao mesmo tempo, trata da Educação Ambiental; abrir a possibilidade de novas frentes a serem debatidas. Outra questão que poderá orientar os trabalhos submetidos ao eixo é a seguinte: quais são os avanços, em termos de políticas públicas, que devem ser discutidos para a manutenção ou não das conquistas da Educação Ambiental?

Eixo temático 3 – Perspectivas e utopias da Educação Ambiental

As questões que orientam o eixo 3 são as seguintes: para onde apontam os nossos estudos em Educação Ambiental? O que pretendemos com eles? O horizonte utópico continua a ser um farol na jornada da Educação Ambiental? Como este horizonte utópico é construído e constituído? Quais as perspectivas teóricas estão sendo delineadas? Como são tratados, na Educação Ambiental, conceitos, entre outros, como a cultura, a política, a arte, a estética, a ética, a epistemologia e a ideologia?

bottom of page