top of page

Publicação

​

A Comissão Científica do X Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental – EDEA, tem o prazer de agradecer a participação de todos/as no evento e à submissão de suas produções. Tivemos, ao todo, 232 trabalhos completos e 134 resumos expandidos aceitos, o que torna essa edição do EDEA um diferencial na sua trajetória de vida. Abaixo, destacamos os critérios avaliativos, como ocorreram a seleção para publicação e quais revistas temos como parceiras até o momento.

​

Trabalhos aprovados

​

A avaliação ocorreu às cegas e, na maioria dos casos, foi realizada por 2 avaliadores/as (casos de reprovação, equívocos de formatação, "fuga temática", por exemplo). Os/as avaliadores/as deram notas para alguns critérios, e deveriam enviar um parecer escrito somente em caso de reprovação. A média máxima era 6,0. Logo, a comissão científica não tem pareceres acerca das notas que atribuíram às publicações aprovadas.

 

Quanto aos periódicos e à divisão dos trabalhos por periódicos, esta se deu da seguinte forma. Até o momento, fechamos parceria com as Revistas: Ambiente & Educação (já publicada); REMEA (já publicada); ReLACULT (já publicada); MOMENTO (a ser publicada); GEPESVIDA (a ser publicada); e estamos fechando parceria com um último periódico devida à proporção de trabalhos que tivemos aprovados.

 

Para a maioria das revistas, além de seguirmos o critério de nota atribuída, não houve possibilidade de repetição de autores/as ou coautores/as nas mesmas. Logo, por exemplo, se PEDRO submeteu um trabalho com Professora MARIA (que tenha a nota fictícia de 5,8), e a Professora tenha sido coautora de outro trabalho selecionado para a revista (que tenha a nota fictícia de 5,85), PEDRO não poderia ser selecionado, pois haveria duplicidade de autoria. Dessa forma, pulamos para o próximo participante, mesmo que este tenha obtido uma nota inferior ao seu trabalho. Outros periódicos exigiram a presença de um/a Prof/a. Dr/a., por exemplo. É um trabalho denso e de seriedade.

​

Como o processo de editoração ficou por responsabilidade da Comissão científica, que é composta por poucos membros e também porque esta depende das demandas dos periódicos, se está fazendo o possível para agilizar o processo de publicação. Entretanto, deixamos claro que os trabalhos serão publicados, conforme anunciado no site e nas redes sociais do evento.

​

Resumos expandidos

​

A avaliação ocorreu às cegas e, na maioria dos casos, foi realizada por 2 avaliadores/as (casos de reprovação, equívocos de formatação, "fuga temática", X Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental – EDEA por exemplo). Os/as avaliadores/as deram notas para alguns critérios, e deveriam enviar um parecer escrito somente em caso de reprovação. A média máxima era 6,0. Logo, a comissão científica não tem pareceres acerca das notas que os avaliadores atribuíram às publicações aprovadas.

​

O E-book dos Resumos Expandidos já está sendo finalizado. A Comissão Científica está no aguardo de alguns que estão em processo de retificação por parte dos/as autores/as, bem como do pedido de ISSN para catalogação do mesmo. Desta forma, em breve será publicado. 

​

Qualquer dúvida: comissaocientificaedea@gmail.com

​

bottom of page