top of page

Chamada para envio de trabalhos

​

Nesta edição comemorativa do Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental, os trabalhos a serem submetidos poderão ser em forma de Comunicação Científica ou Relato de Experiência (Trabalho Completo ou Resumo Expandido), cujas descrições serão explicitadas adiante.

Salienta-se que serão aceitos até dois (2) trabalhos por autor/a na condição de autor/a principal (que precisará fazer o envio do trabalho em local específico na plataforma Sinsc) e não há limites para a co-autoria (ou seja, poderá ser co-autor/a em um número de trabalhos que desejar). Porém, poderão ser inscritos/as o máximo de três (3) autores/as por trabalho na modalidade Artigo Completo (autor/a principal + 2 co-autores/as), e no máximo cinco (5) na modalidade Resumo Expandido (autor/a principal + 4 co-autores/as).

​

No momento da submissão de trabalhos via Sinsc é preciso:

 

- Realizar sua inscrição como apresentador/a.

Todos/as os/as autores/as e co-autores/as devem se inscrever como apresentadores/as de trabalho.

​

- Logo após, apenas o/a autor/a principal deve submeter o trabalho na modalidade específica (RESUMO EXPANDIDO OU ARTIGO - TRABALHO COMPLETO).

Na plataforma Sinsc, haverão campos em que se solicitará o nome de todos/as os/as colaboradores/as do trabalho.

​

- Por fim, enviar comprovante de pagamento da inscrição - com valor específico para cada modalidade - para o e-mail: financeiraedeax@gmail.com

Atenção: todos/as os/as autores/as e co-autores/as do trabalho devem estar inscritos/as no evento. 

​

Dados da conta:

Banco do Brasil - X EDEA

Agência: 2910-6

Conta-corrente: 21.216-4

​

 

1. Comunicação Científica

Refere-se ao diálogo da comunidade científica do campo da Educação Ambiental (EA) com o público em geral. As comunicações precisam revelar os resultados de pesquisas de iniciação científica ou pós-graduação - concluídas ou em andamento, incluindo-se ensaios ou reflexões teóricas, que possam contribuir de forma relevante com os eixos e temas do evento.

​

2. Relato de Experiência

Refere-se ao trabalho individual ou de uma equipe no desenvolvimento de uma vivência, experiência, projeto ou programa, seja ele exitoso, ou revelador de conflitos, enfrentamentos e dificuldades. Os relatos precisam contribuir com a discussão e o diálogo de saberes, bem como a troca de experiências que sejam significativas para o campo da Educação Ambiental (EA), resultando na proposição de ideias e estratégias que possam contribuir de forma relevante com os eixos e temas do evento.

​

Normas para submissão de Trabalhos Completos

Faça download do template > 

​

- O texto deverá conter de 12 a 15 páginas na íntegra, incluindo as referências bibliográficas. Deverá ser salvo em formato doc. ou docx.

- A fonte a ser utilizada é a Times New Roman, tamanho 12 (exceto para citações diretas/longas: tamanho 11; e notas de rodapé: tamanho 10.

- O espaçamento entre linhas será de 1,5 cm, sendo que não haverá espaçamento entre os parágrafos. Para citações diretas/longas e notas de rodapé, o espaçamento será simples.

- As margens precisam seguir as seguintes condições: margem direita/superior/inferior 2,5 cm; e margem esquerda 3,0 cm.

- Título centralizado, em maiúscula somente a primeira letra e as que forem necessárias, fonte Times New Roman, tamanho 12.

- Resumos (Em português, inglês e espanhol) com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, seguido de três palavras-chave separadas por ponto. O resumo do trabalho deverá conter, no máximo 10 linhas ou 130 palavras.

- Subtítulos alinhados à esquerda e em negrito, em maiúscula somente a primeira letra e as que forem necessárias, fonte Times New Roman, tamanho 12.

- Figuras e tabelas precisam seguir as normas estabelecidas no template.

- Notas de rodapé (somente explicativas) ao final da página, fonte Times New Roman, tamanho 10.

- As referências serão escritas em ordem alfabética (somente os autores citados no corpo do texto), alinhadas à esquerda. Os links (caso a obra seja disponibilizada online) precisam estar disponíveis para acesso ao clicar. O nome do(s) autor(es) e do(s) tradutor(es) na referência precisam estar escritos completos.

 

Normas para submissão de Resumos 

Faça download do template > 

​

- O texto deverá conter de 3 a 5 páginas na íntegra, incluindo as referências bibliográficas. Deverá ser salvo em formato doc. ou docx.

- A fonte a ser utilizada é a Times New Roman, tamanho 12 (exceto para citações diretas/longas: tamanho 11).

- As margens precisam seguir as seguintes condições: margem direita/superior/inferior 2,5 cm; e margem esquerda 3,0 cm.

- Título centralizado, em maiúscula somente a primeira letra e as que forem necessárias, fonte Times New Roman, tamanho 12.

- Não serão permitidas notas de rodapé (exceto para os dados dos(as) autores (as)), figuras, quadros e/ou tabelas.

- As referências serão escritas em ordem alfabética (somente os autores citados no corpo do texto), alinhadas à esquerda, em seção separada do corpo do texto. Os links (caso a obra seja disponibilizada online) precisam estar disponíveis para acesso ao clicar. O nome do(s) autor(es) e do(s) tradutor(es) na referência precisam estar escritos completos.

​

Atenção!

- Os artigos que deixarem de atender, parcial ou integralmente, a qualquer condição pré-estabelecida pelo comitê científico serão excluídos.

- O material, se aceito para apresentação e publicação, será utilizado em sua versão original.

- Os trabalhos serão cedidos sem custo ao evento. A aprovação pela comissão científica do evento implica cessão automática dos direitos autorais.

- A revisão ortográfica e demais componentes do texto são de inteira responsabilidade dos/as autores/as. Os trabalhos serão publicados exatamente como recebidos pela comissão científica.

- Somente o/a autor/a principal do artigo deverá submeter os arquivos no local especificado na plataforma Sinsc. 

- Qualquer dúvida com relação aos trabalhos, entrar em contato com a Comissão Científica pelo e-mail: comissaocientificaedea@gmail.com

​

Apresentações:

As apresentações serão em roda de diálogo, tendo cada apresentador/a em torno de 10 minutos para expor oralmente seu trabalho.

​

GT's:

​

GT 1 - Educação Ambiental na Educação Básica

Visa o diálogo entre as produções voltadas à EA na Educação Básica junto às experiências ambientais vivenciadas nas escolas. Os trabalhos destinados à este GT podem abarcar tanto produções científicas como relatos de experiências, abrangendo desde trabalhos de cunho teórico quanto àqueles realizados com e pelos alunos/as das escolas públicas e privadas. A intenção é potencializar a EA nos espaços formais de educação e de fazer emergir o diálogo de saberes entre os/as envolvidos/as no processo.

​

GT 2 - Educação Ambiental na Educação Superior

Volta-se às discussões acerca das possibilidades, desafios e experiências de ações que visam a integração da EA nos quatro eixos estruturais do sistema da Educação Superior: Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão. Os trabalhos submetidos à este GT podem estar voltados a temáticas como Ambientalização Sistêmica, Ambientalização Curricular, Projetos de Extensão e de Pesquisa com ênfase na EA, Estratégias de Gestão nas Instituições de Ensino Superior, EA nas atividades de Estágio Supervisionado, bem como outros assuntos articulados aos processos educacionais na Educação Superior.

​

GT 3 - Educação Ambiental e Gestão Ambiental

Os trabalhos submetidos a este GT possuem a intencionalidade de dialogar sobre a importância da EA nos processos de gestão ambiental pública e privada, fortalecendo as discussões sobre o papel da EA nas políticas públicas, na gestão de conflitos socioambientais e na difusão de práticas sustentáveis. As produções podem estar voltadas a diferentes dimensões, tais como Bacias Hidrográficas, Gestão Ambiental Empresarial, Unidades de Conservação, Estudos de Impacto Ambiental, dentre outras.

​

GT 4 - Educação Ambiental e Movimentos Sociais

Os trabalhos deste GT direcionam-se a pensar a relação entre a EA e os Movimentos Sociais nas suas diversas interfaces e lutas, além de ser uma das possibilidades de aproximação destes com a Universidade. Dentre as temáticas que poderão permear os diálogos neste GT estão a EA e o movimento negro, EA e o movimento feminista, EA e questões indígenas, EA e agricultura familiar, agroecológica e sustentável, EA e permacultura, EA e os movimentos dos trabalhadores, EA e povos tradicionais. Tais temáticas visam um processo de mútua aprendizagem entre o contexto de produção de conhecimento acadêmico e dos movimentos sociais.

​

GT 5 - Educação Ambiental Não-Formal

Os trabalhos destinados a este GT têm o intuito de dialogar acerca das relações entre a EA e os lugares e experiências não formais do processo educacional. São enfatizadas as relações entre a EA, os gêneros, o desenvolvimento humano e sistêmico, da saúde coletiva, bem como a ação da EA em instituições e organizações sociais. Aspectos como justiça socioambiental, mudanças do clima, compreensões territoriais, participação de comunidades integradas nos processos decisórios do manejo de ecossistemas, são alguns elementos que poderão dar corporeidade a este GT.

​

GT 6 - Estética e Sensibilização Ambiental

Este GT busca fazer emergir uma EA voltada a dimensão estética e sensível, capaz de resgatar a sensibilidade e o elo entre o ser humano consigo mesmo, com o outro e com a natureza na busca de (re)determinar valores e (re)pensar atitudes. A partir disto, é possível refletir acerca da própria existência no mundo, potencializando o com-partilhar, necessário para (re)transformar a atual conjuntura social e (re)significar esse ser-sensível tão despercebido no cotidiano.

​

GT 7 - Fundamentos da Educação Ambiental

Os trabalhos direcionados a este GT têm a intencionalidade de estabelecer diálogos acerca dos fundamentos éticos, filosóficos, sociológicos e/ou sócio-históricos da EA. Ainda, buscam nos princípios das bases epistemológicas da EA, bem como das Políticas Públicas, subsídios para tentar compreender o atual cenário socioambiental no sentido de minimizar ou solucionar aspectos que direcionam à crise ambiental, buscando fortalecer as relações do ser humano com a natureza.

​

bottom of page