
Chamada para envio de trabalhos
Nesta edição comemorativa do Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental, os trabalhos a serem submetidos poderão ser em forma de Comunicação Científica ou Relato de Experiência (Trabalho Completo ou Resumo Expandido), cujas descrições serão explicitadas adiante.
Salienta-se que serão aceitos até dois (2) trabalhos por autor/a na condição de autor/a principal (que precisará fazer o envio do trabalho em local específico na plataforma Sinsc) e não há limites para a co-autoria (ou seja, poderá ser co-autor/a em um número de trabalhos que desejar). Porém, poderão ser inscritos/as o máximo de três (3) autores/as por trabalho na modalidade Artigo Completo (autor/a principal + 2 co-autores/as), e no máximo cinco (5) na modalidade Resumo Expandido (autor/a principal + 4 co-autores/as).
No momento da submissão de trabalhos via Sinsc é preciso:
- Realizar sua inscrição como apresentador/a.
Todos/as os/as autores/as e co-autores/as devem se inscrever como apresentadores/as de trabalho.
- Logo após, apenas o/a autor/a principal deve submeter o trabalho na modalidade específica (RESUMO EXPANDIDO OU ARTIGO - TRABALHO COMPLETO).
Na plataforma Sinsc, haverão campos em que se solicitará o nome de todos/as os/as colaboradores/as do trabalho.
- Por fim, enviar comprovante de pagamento da inscrição - com valor específico para cada modalidade - para o e-mail: financeiraedeax@gmail.com
Atenção: todos/as os/as autores/as e co-autores/as do trabalho devem estar inscritos/as no evento.
Dados da conta:
Banco do Brasil - X EDEA
Agência: 2910-6
Conta-corrente: 21.216-4
1. Comunicação Científica
Refere-se ao diálogo da comunidade científica do campo da Educação Ambiental (EA) com o público em geral. As comunicações precisam revelar os resultados de pesquisas de iniciação científica ou pós-graduação - concluídas ou em andamento, incluindo-se ensaios ou reflexões teóricas, que possam contribuir de forma relevante com os eixos e temas do evento.
2. Relato de Experiência
Refere-se ao trabalho individual ou de uma equipe no desenvolvimento de uma vivência, experiência, projeto ou programa, seja ele exitoso, ou revelador de conflitos, enfrentamentos e dificuldades. Os relatos precisam contribuir com a discussão e o diálogo de saberes, bem como a troca de experiências que sejam significativas para o campo da Educação Ambiental (EA), resultando na proposição de ideias e estratégias que possam contribuir de forma relevante com os eixos e temas do evento.
Normas para submissão de Trabalhos Completos
Faça download do template >
- O texto deverá conter de 12 a 15 páginas na íntegra, incluindo as referências bibliográficas. Deverá ser salvo em formato doc. ou docx.
- A fonte a ser utilizada é a Times New Roman, tamanho 12 (exceto para citações diretas/longas: tamanho 11; e notas de rodapé: tamanho 10.
- O espaçamento entre linhas será de 1,5 cm, sendo que não haverá espaçamento entre os parágrafos. Para citações diretas/longas e notas de rodapé, o espaçamento será simples.
- As margens precisam seguir as seguintes condições: margem direita/superior/inferior 2,5 cm; e margem esquerda 3,0 cm.
- Título centralizado, em maiúscula somente a primeira letra e as que forem necessárias, fonte Times New Roman, tamanho 12.
- Resumos (Em português, inglês e espanhol) com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, seguido de três palavras-chave separadas por ponto. O resumo do trabalho deverá conter, no máximo 10 linhas ou 130 palavras.
- Subtítulos alinhados à esquerda e em negrito, em maiúscula somente a primeira letra e as que forem necessárias, fonte Times New Roman, tamanho 12.
- Figuras e tabelas precisam seguir as normas estabelecidas no template.
- Notas de rodapé (somente explicativas) ao final da página, fonte Times New Roman, tamanho 10.
- As referências serão escritas em ordem alfabética (somente os autores citados no corpo do texto), alinhadas à esquerda. Os links (caso a obra seja disponibilizada online) precisam estar disponíveis para acesso ao clicar. O nome do(s) autor(es) e do(s) tradutor(es) na referência precisam estar escritos completos.
Normas para submissão de Resumos
Faça download do template >
- O texto deverá conter de 3 a 5 páginas na íntegra, incluindo as referências bibliográficas. Deverá ser salvo em formato doc. ou docx.
- A fonte a ser utilizada é a Times New Roman, tamanho 12 (exceto para citações diretas/longas: tamanho 11).
- As margens precisam seguir as seguintes condições: margem direita/superior/inferior 2,5 cm; e margem esquerda 3,0 cm.
- Título centralizado, em maiúscula somente a primeira letra e as que forem necessárias, fonte Times New Roman, tamanho 12.
- Não serão permitidas notas de rodapé (exceto para os dados dos(as) autores (as)), figuras, quadros e/ou tabelas.
- As referências serão escritas em ordem alfabética (somente os autores citados no corpo do texto), alinhadas à esquerda, em seção separada do corpo do texto. Os links (caso a obra seja disponibilizada online) precisam estar disponíveis para acesso ao clicar. O nome do(s) autor(es) e do(s) tradutor(es) na referência precisam estar escritos completos.
Atenção!
- Os artigos que deixarem de atender, parcial ou integralmente, a qualquer condição pré-estabelecida pelo comitê científico serão excluídos.
- O material, se aceito para apresentação e publicação, será utilizado em sua versão original.
- Os trabalhos serão cedidos sem custo ao evento. A aprovação pela comissão científica do evento implica cessão automática dos direitos autorais.
- A revisão ortográfica e demais componentes do texto são de inteira responsabilidade dos/as autores/as. Os trabalhos serão publicados exatamente como recebidos pela comissão científica.
- Somente o/a autor/a principal do artigo deverá submeter os arquivos no local especificado na plataforma Sinsc.
- Qualquer dúvida com relação aos trabalhos, entrar em contato com a Comissão Científica pelo e-mail: comissaocientificaedea@gmail.com.
Apresentações:
As apresentações serão em roda de diálogo, tendo cada apresentador/a em torno de 10 minutos para expor oralmente seu trabalho.
GT's:
GT 1 - Educação Ambiental na Educação Básica
Visa o diálogo entre as produções voltadas à EA na Educação Básica junto às experiências ambientais vivenciadas nas escolas. Os trabalhos destinados à este GT podem abarcar tanto produções científicas como relatos de experiências, abrangendo desde trabalhos de cunho teórico quanto àqueles realizados com e pelos alunos/as das escolas públicas e privadas. A intenção é potencializar a EA nos espaços formais de educação e de fazer emergir o diálogo de saberes entre os/as envolvidos/as no processo.
GT 2 - Educação Ambiental na Educação Superior
Volta-se às discussões acerca das possibilidades, desafios e experiências de ações que visam a integração da EA nos quatro eixos estruturais do sistema da Educação Superior: Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão. Os trabalhos submetidos à este GT podem estar voltados a temáticas como Ambientalização Sistêmica, Ambientalização Curricular, Projetos de Extensão e de Pesquisa com ênfase na EA, Estratégias de Gestão nas Instituições de Ensino Superior, EA nas atividades de Estágio Supervisionado, bem como outros assuntos articulados aos processos educacionais na Educação Superior.
GT 3 - Educação Ambiental e Gestão Ambiental
Os trabalhos submetidos a este GT possuem a intencionalidade de dialogar sobre a importância da EA nos processos de gestão ambiental pública e privada, fortalecendo as discussões sobre o papel da EA nas políticas públicas, na gestão de conflitos socioambientais e na difusão de práticas sustentáveis. As produções podem estar voltadas a diferentes dimensões, tais como Bacias Hidrográficas, Gestão Ambiental Empresarial, Unidades de Conservação, Estudos de Impacto Ambiental, dentre outras.
GT 4 - Educação Ambiental e Movimentos Sociais
Os trabalhos deste GT direcionam-se a pensar a relação entre a EA e os Movimentos Sociais nas suas diversas interfaces e lutas, além de ser uma das possibilidades de aproximação destes com a Universidade. Dentre as temáticas que poderão permear os diálogos neste GT estão a EA e o movimento negro, EA e o movimento feminista, EA e questões indígenas, EA e agricultura familiar, agroecológica e sustentável, EA e permacultura, EA e os movimentos dos trabalhadores, EA e povos tradicionais. Tais temáticas visam um processo de mútua aprendizagem entre o contexto de produção de conhecimento acadêmico e dos movimentos sociais.
GT 5 - Educação Ambiental Não-Formal
Os trabalhos destinados a este GT têm o intuito de dialogar acerca das relações entre a EA e os lugares e experiências não formais do processo educacional. São enfatizadas as relações entre a EA, os gêneros, o desenvolvimento humano e sistêmico, da saúde coletiva, bem como a ação da EA em instituições e organizações sociais. Aspectos como justiça socioambiental, mudanças do clima, compreensões territoriais, participação de comunidades integradas nos processos decisórios do manejo de ecossistemas, são alguns elementos que poderão dar corporeidade a este GT.
GT 6 - Estética e Sensibilização Ambiental
Este GT busca fazer emergir uma EA voltada a dimensão estética e sensível, capaz de resgatar a sensibilidade e o elo entre o ser humano consigo mesmo, com o outro e com a natureza na busca de (re)determinar valores e (re)pensar atitudes. A partir disto, é possível refletir acerca da própria existência no mundo, potencializando o com-partilhar, necessário para (re)transformar a atual conjuntura social e (re)significar esse ser-sensível tão despercebido no cotidiano.
GT 7 - Fundamentos da Educação Ambiental
Os trabalhos direcionados a este GT têm a intencionalidade de estabelecer diálogos acerca dos fundamentos éticos, filosóficos, sociológicos e/ou sócio-históricos da EA. Ainda, buscam nos princípios das bases epistemológicas da EA, bem como das Políticas Públicas, subsídios para tentar compreender o atual cenário socioambiental no sentido de minimizar ou solucionar aspectos que direcionam à crise ambiental, buscando fortalecer as relações do ser humano com a natureza.