top of page

Histórico

O Encontro e Diálogos com a Educação - EDEA surgiu da iniciativa dos/as alunos/as do mestrado  e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, no ano de 2008, a partir das demandas de se construir um espaço para o diálogo e intercâmbio de novas possibilidades e ações em Educação Ambiental. A "relação entre teoria e prática da pesquisa" e "a reflexão a cerca do papel do educador/a diante dos acontecimentos ambientais" foram os temas da primeira edição do evento, que aconteceu de 15 a 31 de outubro de 2008. O encontro possibilitou a discussão sobre o processo de constituição dos educadores/as e pesquisadores/as  ambientais, iniciando a reflexão sobre a sintonia entre as demandas da crise ambiental e os fundamentos do programa.

​

Em 2010, foi realizado o II EDEA com a proposta de repensar sobre os resultados teóricos e práticos do PPGEA, a fim de aprimorar a qualidade da formação de discentes e docentes. Os resultados do I e II EDEA foram de significativa importância para a continuidade da construção do Programa.

​

O III EDEA aconteceu entre os dias 11 a 14 de maio de 2011. A temática do evento "Semeando ideias, colhendo diálogos" foi um convite ao debate continuado, que transcende o espaço da universidade para ser colhido no dia a dia das relações ambientais. O evento contou com a participação de mais de 400 ouvintes, com apresentações orais de 68 trabalhos e 70 pôsteres, resultando em um livro publicado e nos anais com mais de 800 páginas, disponível online

​

O IV EDEA ocorreu juntamente com o V Colóquio de Pesquisadores em Educação Ambiental da Região Sul - CPEASUL, realizado entre os dias 25 a 28 de setembro de 2012. Contou com a participação de grandes pensadores/as da Educação Ambiental do Brasil e do Uruguai, em quatro dias de debates e atividades culturais, cujos registros podem ser vistos no blog http://cpeasul.blogspot.com.br. Como proposta central, destacou-se a discussão dos saberes-fazeres dos fundamentos da Educação Ambiental e, ao mesmo tempo, da práxis de educadores/as ambientais em constituição. Ao longo dessas atividades, foram aglutinadas inúmeras perspectivas de trabalho e construção do conhecimento que abordam educação e meio ambiente. O evento buscou oportunizar o diálogo entre diferentes correntes da Educação Ambiental na tentativa de contemplar a interação entre os sujeitos e o meio natural a partir da compreensão do meio ambiente enquanto matriz, buscando ações para construção de uma sociedade com justiça ambiental e social.

​

Em 2013, o V EDEA buscou discutir a atualidade da Educação Ambiental com o tema "A Educação Ambiental e os desafios da contemporaneidade", nos dias 2 e 3 de dezembro, tendo como debatedores/as diversos professores/as do PPGEA/FURG. O evento teve grande participação de estudantes, professores/as e pesquisadores/as de todo o Rio Grande do Sul e o registro pode ser visto no blog http://edeafurg2013.blogspot.com.br

​

Ao completar os 20 anos do único Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental do Brasil, o PPGEA trouxe para o debate a constituição dos/as educadores/as ambientais, suas produções e as atuações dos/as egressos/as, trazendo diálogos diversificados e promovendo a integração também com estudantes e pesquisadores/as do Uruguai. Estes/as trouxeram diversas informações sobre as questões vivenciadas no país vizinho. O registro do IV EDEA encontram-se no blog: http://edeafurg2014.blogspot.com.br.

 

Seguindo a estrutura anual, o VII EDEA buscou ampliar o debate em torno da área com o tema "Os desafios da Educação Ambiental: quem faz? Como? Para quê? e para quem?". Seu objetivo era manter o diálogo articulado com a internacionalização deste programa, além dos/as professores/as e pesquisadores/as das universidades brasileiras, estiveram presentes nas reflexões os/as educadores/as e pesquisadores/as uruguaios/as que, como parceiros/as deste evento, conduziram o diálogo sobre os caminhos da Educação Ambiental no Uruguai. Também foi realizada uma webconferência internacional com palestrantes da Colômbia, Venezuela e México. O encontro foi realizado entre os dias 25 a 27 de novembro de 2015, nas estruturas do auditório da Secretaria de Educação a Distância - SEAD, na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. AS informações estão disponíveis no blog: http://edeafurg2015.blogspot.com.br

 

O VIII EDEA apresentou o tema "Em busca do lugar da Educação Ambiental: a teorização da prática e a praticabilidade da teoria", entre os dias 24 a 26 de outubro de 2016, com o objetivo de problematizar o lugar do educador e da educadora ambiental na contemporaneidade, articulando, de forma estratégica, as diferentes áreas e espaços de atuação destes/as profissionais na sociedade.    

 

bottom of page